quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Sociedade ajuda na adoção de animais

Pet shops, clínicas veterinárias e organizações não-governamentais buscam soluções para a superpopulação de cães e gatos nas ruas, conseqüência da procriação indiscriminada e abandono de animais de estimação.

Por Débora Barcelos

É evidente o descaso do Poder Público para com a proteção dos animais, que se encontram abandonados nas ruas do Distrito Federal. Não há uma política pública eficiente para garantir o devido tratamento que eles merecem.

Como forma de diminuir o crescimento da população de cães e gatos nas ruas, organizações não-governamentais desenvolvem atividades de recolhimento de tais animais. Uma alternativa é conseguir lares provisórios para tratá-los, pois a maioria se encontra em péssimas condições, como se poderia esperar de bichos que vivem nas ruas.

Nesse caminho, hospitais veterinários também ajudam com cuidados médicos, propiciando-lhes uma vida melhor, os castrando, evitando, assim, sua descontrolada procriação.

Os filhotes geralmente são encaminhados para os pet shops, visando serem adotados por clientes e pessoas que passam em frente aos estabelecimentos. Contudo, atualmente, o interesse pela adoção tem diminuído muito, o que obrigou os pet shops a receberem menos bichos, em função do custo em mantê-los. Enquanto isso esperam por novos donos.

Infelizmente a demanda de animais abandonados no DF é muito grande. Ultrapassa a quantidade de lares disponíveis. Portanto, é lamentável o descaso da Administração Pública para com os bichos, pois embora eles não possam falar para demonstrar sua indignação, sentem e sofrem. Por outro lado, é louvável a iniciativa da sociedade civil em diminuir essa crise.

13 comentários:

Paulo Vasconcelos disse...

Oi débora, admiro a preocupação das pessoas com os animais abandonados, mas aprecio aquelas que se preocupam com as crianças abandonadas.

Íris disse...

É isso ai Debora!!!
Parabéns

Rafael Lang disse...

muito bom debora......

mas um dos links manda pra sua matéria.....
e faltou a foto!!!!

hehehehehehehehehehehe

mas ficou muito bom !!!!

Débora disse...

Rafael, não entendi...
A professora disse q no artigo tinha q ter um link mandando para a nossa matéria e também não sabia q no artigo precisava de foto.

Aí tem que ver com a Raquel pq não me lembro se precisa de foto ou não, rs

Rafael Lang disse...

ah eh o teu já é artigo né....

tinha me esquecido disso....

hahahahahahahahaha....

desculpa pelo meu erro....

beeejos

Gustavo Frasão disse...

Débora,

Gostei muito do seu texto. Curto, direto, objetivo. Gosto de ler. Usa vocabulários bacanas e escolheu bem os links. Gostei do sutiã que você colocou, ficou bem interessante. Só faltaram as fotos, para fechar com chave de ouro sua matéria.
Parabéns!

Daniele Carvalho disse...

Oi Débora,

Como o tempo tá passando rápido, já está postando o artigo.

Muito bom seu texto... com o link pro seu 1° post... e o pensamento bem desenvolvido e explicado.
O seu sutiã tá legal, mas, geralmente, os artigos só levam o título mesmo. Podem até ter um, mas pequeno.

Sucesso e parabéns!!!

Ana Paula Bessa disse...

Olá Débora!

Por ser um artigo, acho que você poderia ter sido um pouco mais parcial.

No seu último parágrafo, você não questionou nenhum tipo de solução. Ficou como está, e você não propos nada. Seria legal você ter poposto uma solução, ou pelo menos um caminho rumo a solução.

Falow

Keroley Monteiro disse...

Oi Débora

Muito legal o seu artigo. Todos os links abrem e o sutiã ficou muito legal. Mas no artigo você deve sugerir uma solução, para esse problema.
Abraços e parabéns

Anônimo disse...

Parabéns debora!!
Muito bom seu artigo!
bjuus

Sérgio Caco disse...

Débora, gostei bastante do seu artigo. Sou criador de cães e uma das minhas preocupações é sempre orientar o futuro dono sobre o comportamento do cão para evitar abandonos.

A sociedade civil já provê a solução do problema, então não vi necessidade de você porpor uma solução.

Parabéns.

Gustavo Frasão disse...

Débora, me desculpa. Tá tão corrido aqui esses dias que nem me atentei que era um artigo ainda. Não precisa de fotos, né? Tá muito bem embasado, gostei mesmo. Escreve bem, objetiva e direta.

PARABÉNS!!!

Raquel disse...

Débora,
Seu artigo está bem escrito, sem erros de grafia ou acentuação. Apenas duas vírgulas desnecessárias. Me pareceu, no entanto, que você ficou um pouco tímida na apresentação de suas opiniões, uma vez que seu texto é mais informativo que opinativo.

Você inicia seu texto dizendo que é evidente o descaso do poder público para com a proteção dos animais. Por quê? Mesmo no primeiro texto, você não aponta os motivos desse descaso e sim, as iniciativas da sociedade para minimizar o problema. Essas iniciativas são novamente apresentadas no artigo, mas de forma um pouco mais resumida.

Seu artigo poderia ficar bem mais interessante se você expressasse sua opinião sobre essas iniciativas da sociedade civil, valorizando o trabalho realizado e mostrando porque, na sua opinião, outras pessoas deveriam seguir esse exemplo. Os links estão corretos. Nota 5,0.