terça-feira, 11 de novembro de 2008

Violencia entre torcidas


As torcidas sempre foram motivo de discussão no mundo. Alguns torcedores de comportamento agressivo acabam transformando uma diversão em pancadaria. O futebol, um importante fenômeno de união coletiva é um grande motivador de violência.

Durante o campeonato brasileiro de futebol foram registradas várias confusões de torcedores após ou até mesmo no decorrer das partidas. Mesmo um grande contingente de policiais em um estádio não é capaz de conter a fúria de milhares de torcedores frustrados pela derrota do seu time ou mesmo tomados por uma cegueira inexplicável.

O psicólogo que cuida da condição emocional dos garotos da escolinha União Futebol Clube, Rodolfo Borges, explica que o que ocorre nos estádios não é diferente do que ocorre nas ruas dos grandes centros diariamente. “É a explosão do desejo, o homem tem essa natureza guerreira. Quando lembramos que o esporte foi criado para substituir a guerra, entendemos os motivos da violência entre torcidas, mas é claro que isso pode ser combatido. Mesmo nos países de primeiro mundo, supostamente mais avançados em termos de comportamento, isso acontece com freqüência”.

A violência entre torcidas ocorre até mesmo nos campeonatos amadores, de clubes e associações e parece não ter solução. Muitos aficionados pelo futebol deixaram de ir aos estádios para curtir os jogos de outra forma, em frente à televisão.

18 comentários:

Sérgio Caco disse...

Boa Paulão, texto enxuto, claro e direto. Faltou ouvir uma outra opinião. No geral achei muito bom.

Guilherme de Souza disse...

Concordo com o sergão, texto be, escrito porem enxuto, senti falta de alguns personagens e dos links, no mais ta tudo otimo

flws

Daniele Carvalho disse...

Oi Paulão...

Matéria estilo Paulão: clara e direta.

No segundo parágrafo, quando vc fala que "durante o campeonato brasileiro foram registradas várias confusões", faltou dizer qual o Campeonato, de que ano...

De acordo com o que a professora pediu no trabalho, está faltando mais uma foto, um personagem e os links.

Mas o texto está excelente!!!

Bjs**
Parabéns...

Rafael Lang disse...

curto e grosso......

me marrei!!!!!
mas faltou as fotos e o link mesmo



e daniele ele disse qual é o campeonato, nao fala asneira não!!!

Campeonato Brasileiro É o nome do campeonato.....
e datas nesse caso não é necessario, pois isto ja é uma rotina e vai continuar sendo por muitos anos....
a matéria esta bem atemporal.....

Ana Paula Bessa disse...

E aí Paulão! Saudade viu?!?!

Cara, a pauta é tão boa, mas você deu tão pouca bola pra ela. Ela renderia muito mais do que quatro parágrafos, com certeza.

Faltou você inserir um personagem para cada argumento que você deu. Se tem gente que deixa de ir ao estádio para assistir em casa, mostre ao leito um exemplo. Uma pessoa que faz isso direto. Se você diz que no campeonato foram registrados várias confusões, você precisa dizer as estatísticas, inserir alguém que já esteve no meio desta confusão danada.

Seria muito bom você tomar conhecimento o tipo de policiamento que é feito nesses estádios. Qual é a postura dos policiais? Quais são as ordens que eles recebem quando uma confusão é gerada?

Faltou link para sites que tratam deste mesmo assunto. Existem sites de times de futebol que fazem uma campanha contra esses tipos de confusões. Seria legal você inserir isto também.

Uma ótima fonte seria presidentes de torcidas organizadas. Eles passariam boas informações.

É isso!!

Bjo Paulão!
Vem nos visitar a noite!!!

Daniele Carvalho disse...

caro Paulão e Rafael

Sinto muito se não me entenderam. Mas eu me referi em que ano foram registradas as VÁRIAS CONFUSÕES.

Bjs**

Anônimo disse...

Olá Paulo, muito boa a sua pauta o seu texto é claro e objetivo. Só que ficou faltando outra foto e um personagem.
No ínicio do texto você poderia ter sido mais específico nos números fazendo um pesquisa de dados...
No mais tá tudo ok!!!

Anônimo disse...

Muito boa a matéria Paulo!
Realmente ficou faltando os links pra completar, mas o texto está bem escrito!
Abraço.

Anônimo disse...

Paulão beleza. tua matéria é muito oportuna,a violência é constante nos estadios de futebool alguma providência tem que ser tomada por parte das autoridades competentes, a exemplo de algumas torcidas organizadas em SP que o ministério publico com a policia e justiça em uma força tarefa dezapareceu com esta torcidas trazendo paz nos estàdios.
parabems.

Íris disse...

Faaaala Paulão!!!
Cara vc é ótimo para escrever mesmo heim!! Mas como a nossa cara professora Ana Paula Bessa falou anteriormente, vc não deu muito bola para a pauta merrrrmo não mermão!!hehehehe... Mas eu sei da sua rotina e sei também que se esforçou para fazer o trabalho,já que vc tá na correria!!!
um cheeeeeero...
bye

Keroley Monteiro disse...

Oi Paulo

O tema é muito legal. Faltou colocar mais uma foto e mais links. Você poderia ter argumentado mais sobre o 1° parágrafo onde vc fala que o 'futebol é um grande motivador de violência", mas no mais ficou muito legal.
bjão ve se aparece la na sala.

Luana Tachiki disse...

Paulão!!!!

Pow cara, lendo o comentário da ÍRIS até me arrisco na imaginação...Paulão querendo desistir do curso!hehehehehehe

Mas é isso aí cara! Tô Gostando de ver...vc está firmãooo e vai até o final do jogo!!! Nada de desistir no final do 2º tempo! uhuhuh

Seguinte...
Já que estou sendo avaliada pelos comentários...tenho que opinar...


Não é bom que logo o título da matéria se encontre erros, ou nesse caso, descuido: "violÊncia".


Com relação ao tema escolheu bem, pois a violência, inclusive no futebol, é um cenário preocupante. Pelo menos era pra ser!
No entanto, não vi novidade no seu texto até terminar de ler, e ver um ponto curioso. Quando o entrevistado cita lembrar que "o esporte foi criado para substituir a guerra". Só acho que vc deveria ter levantado dados históricos para dar credibilidade a essa citação. Por isso, achei que ficou uma matéria vaga, senti falta de dados comprobatórios.


;D

Íris disse...

Luana,
O Paulo balança mais não cai!!!kkkkkkkkkkkkkkk.... Eu sei que ele vai levar esse comentário para o lado da maldade!!!kkkkkkkkkkk...
É isso ai, temos que dar apoio ao nosso colega para que ele não desista!!
Um abraço
Saudade

Débora disse...

Oi Paulo!
Apesar das coisas que ficaram faltando no exercício, a pauta é bem interessante. A linguagem do seu texto é bem clara e objetiva.

Parabéns

Paulo Vasconcelos disse...

Gente, o que aconteceu com vocês? Dois links estão aí na matéria, inclusive um vídeo do fantástico no you tube. Outra coisa, aprofundar no assunto significa fazer uma reportagem, foi uma reportagem que a amada mestra pediu?

Gustavo Frasão disse...

Paulão da Rabiola, rapaz!!! Quanto tempo!

Cara, você escreve MUITO bem. Sempre gostei de todos os seus textos. Manda muito bem mesmo. A matéria é muito interessante e atual.

De conteúdo e de qualidade, tá muito bom. Mas você esqueceu de seguir algumas regras que a professora colocou para a publicação das matérias. O título não tem verbo, você esqueceu de colocar links no meio do texto, além do seu e-mail e do áudio e usou só uma foto, que não foi você quem tirou.

Mas cara, a qualidade tá show de bola. Você manda muitíssimo bem!!! PARABÉNS, Paulão!

Raquel disse...

Paulo,
Você escolheu um ótimo tema. Pertinente e sempre atual, uma vez que se trata de um problema que pode ocorrer a qualquer momento e sem nenhum tipo de aviso prévio. Você também tem um texto muito bom, que flui de forma agradável e não apresenta erros de grafia, acentuação ou pontuação. Parabéns!!

Alguns pontos, no entanto, merecem observação. Você esqueceu do verbo no seu título, uma das exigências do exercício. No primeiro parágrafo você diz que "o futebol, um importante fenômeno de união coletiva é um grande motivador de violência". Do jeito que você colaca, a afirmação fica contraditória porque ou o futebol gera união ou motiva violência. Você poderia ter aprofundado um pouco mais a idéia ou apenas trabalhado melhor a frase, dizendo por exemplo: "o futebol, normalmente considerado como um importante fenômeno de união coletiva, por vezes pode se transformar em um grande motivador de violência".

Quando você diz "durante o campeonato brasileiro de futebol" seria interessante especificar de quando, ou seja, desse ano, de 2007,etc... Para tornar o ponto de vista mais atemporal, você pode usar "durante os campeonatos brasileiros de futebol, por exemplo, foram registrados...".

Também é importante evitar o uso de termos muito vagos ou imprecisos. No segundo parágrafo você usa "várias confusões", "grande contigente". O que são várias confusões? Seria interessante expressar um número. O mesmo vale para grande contigente. Isso representa 50, 100, 200, mil policiais? Veja que a perspectiva muda completamente quando você apresenta dados mais precisos.

Onde fica a escolinha União Futebol Clube? É em Brasília? No DF? No entorno? Também é importante especificar melhor esse tipo de informação, ok?

No final você fala das pessoas que deixaram de ir ao estádio e passaram a assistir os jogos pela TV. Faltou um personagem falando sobre isso. A matéria ficaria bem mais rica e completa.

Quanto aos links, o primeiro você colocou isolado e acima do texto. Ele deveria estar incorporado ao texto, ok? Mas o link está correto e leva para um artigo interessante sobre o tema. O segundo link leva para um vídeo do fantástico também muito interessante. O problema nesse caso, é que você usa as mesmas palavras (do primeiro) para incluir o link. Além disso, o combinado no exercício é que a segunda foto seria dispensada com a inclusão de um vídeo produzido pelo próprio aluno, lembra? Também faltou o terceiro link.
Nota 5,5

jefferson augusto disse...

fala paulão, blz brother? Olha só, adorei seu tema, assim como amo esportes, só acho q você foi infeliz de dizer que o futebol é um grande motivador de violência, descordo completamente, acho que brigas sempre acontecem em qualquer espetáculo que tenha muitas pessoas, e as que brigam são as que não são torcedores civilisados ou que não praticam esporte e sim vandalos que deveriam estarem presos.Sou contra as torcidas organizadas, afinal o futebol é para todos que curtem e querem levar sua família e torcer para seu time de coração.
Abração brother e parabéns!!!!