terça-feira, 11 de novembro de 2008

Comportamento da profissão gera novos conceitos

Por Andrea Zanetti


A prática do jornalismo está em transformação, principalmente pelo rápido avanço da tecnologia, com destaque para a internet. Além dos sites de notícias, blogs, podcast, entre outros, uma outra forma de jornalismo, ainda incipiente, está sendo descoberta: o jornalismo colaborativo. Existem várias denominações para esta nova vertente, entre elas estão o jornalismo livre, de código aberto, open source e cidadão.

Segundo a professora de Jornalismo Comunitário, do Centro Universitário UNIEURO, Elisângela Freitas, todos esses novos conceitos de jornalismo colaborativo, convergem no jornalismo cidadão. Já o jornalista especializado em ciência e tecnologia, Rafael Evangelista, acredita que o melhor termo utilizado é o jornalismo livre. “Procuramos escrever e marcar o termo jornalismo livre sugerindo a ele, inclusive, uma metodologia.”


A proposta é a produção de notícia por cidadãos não jornalistas de forma colaborativa, dando oportunidade ao indivíduo de aperfeiçoar, comentar e produzir a informação. Essa nova forma de jornalismo traz muita polêmica, pois, descentralizando a produção da informação, a grande preocupação é a credibilidade e a veracidade das informações veiculadas. Desta forma, a separação entre os que fazem as notícias (jornalistas) e os que recebem as informações (leitores) desaparece no mundo virtual.


Nessa linha existem algumas experiências, como o site Slashdot e Wikinews, sendo que no último,a participação do leitor é completa, pois permite a publicação de textos de sua autoria. Alguns sites que investem no jornalismo colaborativo, ainda não permitem a publicação das matérias produzidas pelos cidadãos, somente a possibilidade de comentar/validar/selecionar, sem interferência direta na notícia original.

E qual a função do jornalista neste novo cenário? A professora Elisângela afirma que esse é um processo irreversível e não marca o fim da profissão. “Nesse momento, o papel do jornalista se torna fundamental. Ele é quem valida e fornece a credibilidade para a informação.” O jornalista Rafael fala que escrever nas horas vagas é uma coisa, transformar isso em profissão é outra. “A estrutura está se transformando, não necessariamente para melhor (nem pior), mas a profissão não vai acabar.”

Os jornalistas estão diante de um novo desafio, uma vez que a publicação de uma notícia já não é o último passo do trabalho profissional, mas sim um dos primeiros. Apesar de todas as incertezas que ainda rodeiam esses conceitos, Elisângela diz que este é um momento que registra uma melhor postura do cidadão em relação à mídia. "Isso quebra a relação de palestra, eu falo e você escuta, e ajuda a diminuir a manipulação da informação pela grande mídia."

13 comentários:

Anônimo disse...

Interessante perceber que a área está sofrendo modificações. Não se pode dizer que as modificações serão boas ou ruins. Mas é importante saber que os leitores estão interessados em participar da publicação de notícias e realizam comentários. O site wikinews comentado no artigo é bem interessante, possibilitando ao leitor até fazer quiz de notícias... Bem legal..

Nota 10 para o artigo e para os sites relacionados no artigo..

Anônimo disse...

Ótima pauta Andrea, você escolheu bem os entrevistados mostrando os dois lados da moeda. O tema é atual e muito interessante principalmente para a nossa área.
As fotos ficaram bem destacadas e posicionadas. Parabés!!!!!!!!
Só não entendi porque aquelas duas palavras estão entre ( )...

Abraços..

Rafael Lang disse...

muito boa a materia......

bons links....

ate a profa entrou no meio
auehauheauehauehauehaue

beeeeejos

Anônimo disse...

Boa a matéria Andrea!
É um assunto bem interessante pra todos nos que estamos nessa área!
Parabéns!
Abraço.

Sérgio Caco disse...

Boa matéria Andréa, o assunto é importante para todos nós estudantes de jornalismo e que buscamos conhecimento e polimento de nossas matérias. Bastante relevante e atual.

Os links funcionam, a segunda foto achei grande demais. Um dos sites é em inglês e o usuário deveria ser avisado disso. No mais, parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

OI Andréia
Adorei sua matéria pois traz a discurção um tema a ser avaliado dentro da sala de aula,com participação de jornalista experientes diante de tantas incertezas com respeito as manipula
çao da
parabems....informaçao.

Íris disse...

Oi Andréia!!!

Concordo com o nosso caro amigo Wanderval, esse é um tema que deveriamos dixxcutir em sala (o x é em homenagem ao sotaque carioca, tanto do Wander, quanto da nossa cara Andréia. hehehe).
Adorei a matéria e a foto da profe... ficou muito boa!!
Excelente parabéns....
Beijão e estou morrendo de saudade!!

Keroley Monteiro disse...

Oi Andreia

Super legal a sua matéria, assunto atual e muito interessante para todos nós. As fotos foram bem tiradas e estão alinhadas, os links funcionam. Mas tem um link que leva o usuário para uma página em inglês, e como a professora disse vc sempre deve avisar isso para o usuário.
Parabéns ficou 10 e ficou muito bem escrito.
Bjão

Débora disse...

Oi Andrea!
Achei a pauta bem interessante, principalmente para nós estudantes de jornalismo. Vc escreveu de forma clara e objetiva. Os links estão funcionando e as fotos ficaram muito boas. Mas acho q o texto legenda da foto poderia ficar maior para facilitar a leitura.

Parabéns.

Anônimo disse...

Excelente foto! A professora tb ajudou né?! Nossa prof é fofa!

Adreia, gostei da matéria. E principalmente do encadeamento do seu texto. Foi bem escrito. Achei interessante o comentário do jornalista, "escrever nas horas vagas é uma coisa, transformar isso em profissão é outra".

A matéria é segmentada para a ocasião adequada. Já que se trata de um blog para alunos de jornalismo.

Parabéns!

Daniele Carvalho disse...

Oie...
Realmente, o tema é super interessante para a nossa área.

As fotos ficaram ótimas... e as legendas também!!!

É... o link foi pra página em inglês né?!... Mas o texto compensa.


PARABÉNS!!!!
Bjks**

Gustavo Frasão disse...

Oi Andrea,
Bem bacana sua pauta. Seu texto também ficou bem interessante. As fontes são bacanas e os links certinhos. Acho que você poderia ter melhorado um pouco a qualidade das fotos e aumentado um pouco o espaço das legendas. Mas, muito bom.
Parabéns!

Raquel disse...

Andrea,
Ótima pauta. Tema atual, muito oportuno e de total interesse para a nossa categoria. Seu texto tem boa estruutura com começo, meio e fim bem definidos; flui de forma agradável e não apresenta erros de grafia, acentuação ou pontuação. Parabéns!!

Como matéria de comportamento, no entanto, senti falta do ponto de vista do cidadão, ou seja, da pessoa que participa de sites onde ele é o produtor da notícia e que compartilha o que sente ao viver esse tipo de experiência.

Seu título também ficou vago/incompleto. "Comportamento da profissão gera novos conceitos". De que profissão você está falando? É claro que ao ler o texto, descobre-se que trata-se do jornalismo, mas essa informação já deveria constar do título, ok?

Seus links são muito bons. Só não esqueça de avisar ao leitor quando ele levar para arquivos como pdf, excel, word, etc... ou para páginas em outras línguas, ok? Para isso, basta abrir parênteses e incluir "texto em inglês" ou "arquivo em pdf". Quanto às fotos, o texto das legendas ficou realmente muito pequeno. Nota 7.