segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Crianças na Internet: Diversão, Vício ou Preocupação

Por: Guilherme de Souza


As Crianças e jovens de hoje não brincam mais de carrinhos, quase não jogam mais bola nos “campinhos”, mal sabem o que é brincar de boneco. Muitas crianças já nascem e mal completam dois anos já estão sabendo ligar um computador. Para alguns pais à era da informática deixa as crianças preguiçosas, como por exemplo, para Mychelle Aquino , de 30 anos, que vê seu filho Talles de apenas cinco virar a madrugada jogando games no “pc”.


E depois de ver tantos casos de pedofilia pela internet, prefere acompanhar tudo que seus filhos estão fazendo na rede mundial de computadores, monitorando o msn e orkut de suas outras filhas sendo uma de onze e outra de oito anos.


Wilson Lima dono de uma Lan House disse que só deixa as crianças entrarem para jogar e usar a internet fora o horário de aula, pois não quer que o computador se torne um vício e atrapalhe a vida das crianças. “Gostaria que fosse apenas para lazer e divertimento delas” disse Wilson.


Para os adolescentes os jogos em rede são um modo de conhecer amigos e ter algo para fazer nas horas vagas. Rafael Felix de 16 anos falou que já chegou a gastar cerca de R$ 15,00 em menos de uma semana só participando de campeonatos on-line com seus amigos. Disse que para ele isso não passa de divertimento, é que nem chega perto de ser um vício, pois passa dias sem sequer ver um computador por causa de seus treinos de basquete.

Segundo pesquisa da Folha de São Paulo em agosto deste ano, as crianças do Brasil gastam mais de 19h navegando pela internet, e que o número de crianças com onze anos ou mais usando a rede é de 2,5 milhões.

Para muitos pais é importante lembrar que todo o cuidado é pouco, e que já existem meios para proteger suas crianças como, por exemplo: ativar o controle de conteúdo do internet explorer e também ativar o histórico de conversas do msn.


acando esportes ou estudando musica mais incentivar crianças e jovens a ter uma vida saudavel,

17 comentários:

Rafael Lang disse...

e aeh guilherme...
uito massa sua matéria...
muito bem feita, e bem realista. criança hoje em dia nao solta mais pandorga, nao brinca na rua, só sabe jogar no pc e ficar na net...

se bem que me deu maior vontade de jogar um CS agora ó...

uaheuaheuaheuaheuaheuhaeuhaeuh

muito bom a sua matéria.....

abração..

Ana Paula Bessa disse...

Olá Guilherme!

A pauta é muito boa. Poderia render mais. Você deveria ter colocado uma fonte especialista neste assunto. Com certeza, se você ligar na assessoria da Unb, eles vão te indicar um profissional que está completamente ligado a estes temas contemporâneos, e isso faria com que a sua matéria ficasse muito mais atraente.

Se não me engano, no primeiro parágrafo você não cita o sobrenome da sua personagem. Isso é um erro muito feio pra você, porque o leitor vai começar a não acreditar nas suas informações. Ela certamente não é só Mychelle, ela tem o sobrenome que é totalmente relevante, senão não é informação. É uma invenção.

Você aborda vários temas, mas nenhum por completo. Fala da fiscalização dos pais, da pedofilia, do vício de internet e fecha falando da fiscalização. Ficou meio confuso.

Há erros de digitação e no penúltimo parágrafo um erro de selação para o link da pesquisa.

Ok?!

Abraços!
Falow

jefferson augusto disse...

fala guilherme blz?achei interessante o seu tema.Acho que é muito importante os pais alertarem seus filhos sobre o perigo que a internete pode trazer a uma criança.
Só achei que suas fotos que ñão ficaram legais.Você fala que a michelle( mãe) ver seu filho virar madrugada em frente do computador.Na foto ela está com ele, não vejo perigo ali.
Já na outra foto, não aparece o dono da lan house(Wilson) e sim jovens. O resto ficou bacana, parabéns!

Anônimo disse...

Olá Guilherme!!! Muito boa a escolha da pauta. Hoje em dia a realidade é essa, as crianças mal aprendem a lê e já acompanham os avanços tecnólogicos de ponta à ponta.
Concordo com a Ana Paula, esse assunto poderia ter sido mais explorado e faltou a visão de um especialista. Os personagens precisam de um sobrenome.
Os últimos paragrafos ficaram muito curtos, faltou um pouco de aprofundamento sobre o que você abordou.
Os links ficaram bons, bem informativos, também gostei das fotos.

Parabés!!!

Paulo Vasconcelos disse...

Quem pode dizer alguma coisa sobre costumes,pode explicar novos hábitos. Por que não raciocina e deixa fluir algo em sua mente que seja mais amena que a mentira da internet ou mesmo...da web cão!!!

Guilherme de Souza disse...

Cara Ana Paula... Não botei o sobrenome da primeira personagem pois foi descuido meu mesmo, porem como a data para a minha postagem era hj dia 11 ainda tenho tempo para simplesmente botar o sobrenome dela. Caso o usuário ache que a Mychelle nao existe, é só olhar a foto e verá a data de quando ela foi tirada. Já que eu falo de caso de pedofilia na internet, eu nao iria tirar a foto de uma criança sozinha e depois postala na internet, seria anti-ético...na minha opniao. e Vc fala de um erro de link na seleção de pesquisa... bom como eu citei a pesquisa do site da uol botei um link que mostrava ela, caso esse link nao abriu no seu pc deve ser problema do navegador. E para todos aqueles que gostaram da matéria prometo dar uma aprofundada melhor no artigo, porem concordo que os últimos parágrafos ficaram pequenos

Sérgio Caco disse...

Bom texto Guilherme, assunto interessante e bastante polêmico.

Hoje em dia a garotada parou de brincar na rua porque está muito perigoso. Agora brincam em casa e ficou perigoso para a saúde delas. O Brasil em breve será o país com mais diabéticos do mundo.

O link da folha de São Paulo está quebrado na palavra e não do conteúdo, ficou Folha de São. Você começou seus parágrafos com tabulação e depois parou... esqueceu?

No geral a matéria está legal, aprofunde mesmo no artigo.

Parabéns.

Guilherme de Souza disse...

A... blz entendo o negocio do link, ja vou concerta ele...e pode deixa o artigo vai se mais aprofundado em relaçao oa texto postado.

Vlw Sergão

Daniele Carvalho disse...

Oi Gui...

Muito bacana sua pauta. Tem crinça hoje em dia que já sabe mais coisas de computador e internet que a gente (faixa etária de 20 anos). O tempo passa super rápido...

Realmente faltou fontes especialistas.
Gostei da forma que você organizou o texto: tem um começo, meio e fim bacana. A idéia está bem desenvolvida.
há alguns erros de pontuação: aspas onde não existe, vírgulas não colocadas...
mas com a prática vai melhorando (e sei que você pratica)!!!

Parabéns...
Bjs * Sucesso!!!!

Luana Tachiki disse...

A pauta é interessantíssima! Realidade bem abrangente, o que chama atenção de todos.

Faltou cuidados importantíssimos como fontes.



;D

Paulo Vasconcelos disse...

Muito boa a matéria. Esse assunto é preocupante.A internet é interessante para as crianças,mas pode ser perigosa.

Débora disse...

Oi Guilherme!
A sua matéria é bem interessante. O tema é bem atual e concordo com o Paulo. Sem uma orientação e acompanhamento a internet pode ser muito perigosa para as crianças. Os links estão funcionando e a matéria foi escrita de forma clara e objetiva.

Anônimo disse...

Oi Guilherme!!Gostei da sua matéria!
Esse assunto é muito delicado! Nos dias de hoje todo cuidado é pouco!!
Parabéns pela matéria!
Abraço.

Íris disse...

fala cabeça!!!
A Pauta é legal. Assunto muito interessante, mas como todo mundo ai já falou faltou aprofundar mais.

É isso ai
Parabéns...
Ainda temos tempo para aprender né, afinal estamos na facul, e aqui podemos errar... Até mesmo os que julgam que sabem das coisas erram né!!!hehehehe....
Só acho que tem professor demais falando nesse blog!!!kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

OI Guilherme tudo bem...
Gostei muito de sua pauta poid este tema já esta sendo discutido entre os especialista da medicina pois além dos problemas apresentados poe vc na matéria ainda ao mal desempemho na escola e ao sedentarismo

parabems.

Keroley Monteiro disse...

Oi Guillerme

A pauta é muito interessante, todos os links funcionam e as fotos estão alinhadas direitinho.
Achei o texto um tanto confuso, porque vc não finalizou alguns temas, mas tudo bem.

abraços

Raquel disse...

Guilherme,
Você escolheu um tema muito interessante e pertinente. É o tipo de assunto que sempre chama a atenção e faz com que as pessoas dêem uma paradinha nem que seja para dar uma “olhada”. Você também cumpriu todas as exigências do exercício. Parabéns!

Seu texto, no entanto, apresenta muitos erros de pontuação, palavras repetidas e uso incorreto de maiúsculas. A começar pelo título onde as palavras ‘diversão’, ‘vício’ ou ‘preocupação’ não deveriam iniciar com maiúsculas. Também faltou um ponto de interrogação no seu título.

A matéria merecia ainda, um pouco mais de aprofundamento e cuidado com as informações prestadas. No primeiro parágrafo, você diz que “para alguns pais a era da informática deixa as crianças preguiçosas”. Mas aí você cita como exemplo, uma mãe que vê seu filho virar a madrugada jogando games no computador. Essa criança não me parece propriamente “preguiçosa”. Além disso, você não conclui o que está sendo tratado nesse parágrafo e muda de assunto ao tratar da questão da pedofilia, que novamente é tratada apenas superficialmente. Você poderia ter acrescentado falas do Talles e das duas outras filhas da Mychelle para enriquecer sua matéria.

No terceiro parágrafo lê-se: “Wilson Lima dono de uma Lan House...”. Que Lan House é essa? Você precisa especificar. Diz também que o proprietário só deixa as crianças entrarem para usar a internet e jogar fora do horário de aula. Como ele faz esse controle? Como ele sabe quem estudo e em que horário? Ficou tudo muito vago, impreciso.

Os dois primeiros links também ficaram fracos. O primeiro leva para um blog, o que pode gerar pouca credibilidade. O segundo leva para uma matéria sobre basquete de rua. O seu personagem, Rafael Felix joga basquete de rua? O terceiro link está correto, mas você esqueceu de incluir o “Paulo” da Folha de São Paulo no link.

Com relação às fotos não haveria problema nenhum em fotografar o menino sozinho. Isso só seria antiético se você estivesse colocando o garoto em situação constrangedora, o que não ocorreu. Além disso, a própria matéria da folha para a qual você incluiu um link tem como ilustração a imagem de uma criança no computador. Ainda assim, a foto está correta. Só faltou informar quem está na foto. A segunda imagem, no entanto, ficou ruim. Não dá para identificar que é uma Lan House. Ficaria melhor se o Wilson aparecesse nela.
Nota 4,5