
De acordo com o cirurgião, o número de pacientes homens atendidos por ele cresceu cerca de 10% nos últimos dois anos. “Em fevereiro desse ano, por exemplo, do total de pacientes atendidos por mim, 60% eram homens”, comenta. Os procedimentos cirúrgicos vão de uma simples correção de orelha de abano a ginecomastia (redução de mamas masculinas).
Diferente das mulheres, os homens que buscam uma cirurgia plástica hoje em dia vai a uma clínica médica pela primeira vez. “È pouco provável que o homem na faixa dos trinta, cinqüenta anos já tenha feito algum tipo de cirurgia plástica antes. Antigamente o preconceito era maior, então as procuras por esses procedimentos estéticos eram quase nulas”, explica Dr. Alexandre. Os homens também têm mais medos do que as mulheres. Como o limiar de dores é mais baixo, eles acabam sentindo mais dores no pós-operatório. “Além das dores, eles tem mais medo de ficarem defeituosos”, comenta.
A procura pela plástica masculina segue quase uma regra. De acordo com as faixas etárias, as incidências que alguns procedimentos especificam é evidente, garantem os especialistas:
- 20 anos: ginecomastia, plástica no nariz e correção de orelhas de abano.
- 30 a 40 anos: lipoaspiração.
- 40 a 50 anos: implantes capilares e ritidoplastia (plástica na face).
Entrevista cedida pelo Dr. Luiz Henrique Andrade Maia – cirurgião plástico.
Estética masculina:
A clínica Zezé Borges é uma das pioneiras em Brasília, tendo em vista a possibilidade de se abrir a um nicho diferente no mercado levou a montagem da clínica. “Percebemos que os homens estão se preocupando cada vez mais com a estética. Fizemos uma pesquisa, onde descobrimos que algum tempo atrás não tinha nenhuma empresa especializada nessa área. Por isso, abrimos a clínica", explica o Dr. Alexandre Castillo um dos donos da clínica”. Hoje em dia, comemora-se o progresso da empresa: “Estamos abrindo franquia em outras capitais do País”
A Zezé Borges oferece todos os serviços procurados pelos homens massagem liporedutora, reflexologia, aromaterapia, hidratação corporal, drenagem linfática, plástica sem corte, tratamento de acne, tratamento para olheiras, manchas em geral e mais...
Uma novidade fica para o "Dia do Noivo", uma versão do já conhecido Dia da Noiva, onde o homem passa o dia inteiro se produzindo e só sai na hora do casamento. “Alguns dos noivos trazem até fotógrafos para registrar cada momento da produção”. Comenta o dono da clínica Dr. Alexandre Castillo.
- Serviço:
Clínica de estética masculina – Zezé Borges
SEPS 715/915 Sul Bloco D ed. Paccini. Sala 521 – Asa Sul.
(61) 3445 2578
Com o tempo a camada superficial da pele fica velha, desidratada, com manchas e pequenas bolinhas. O toque fica ruim e as mulheres se incomodam com o problema. Mas a solução é muito simples: basta fazer algumas esfoliações.
Pernas, braços e abdome são os maiores alvos e podem recebê-la uma vez por semana com aplicação prévia de óleo de gérmen de trigo para garantir hidratação e maciez. Já as costas e rosto podem ser esfoliados, mas não exigem o óleo por serem áreas com maior número de glândulas sebáceas. "Não há necessidade de aplicar muita força para não ferir a pele. É legal usar óleo de amêndoas ou qualquer outro especial antes de esfoliar, isso vai deixar a pele hidratada", comenta a Dra. Elizabeth Farias Maia.
Como fazer uma esfoliação em casa:
- Duas colheres de sopa de fubá
- Duas colheres de sopa de aveia em flocos
- Duas colheres de sopa de leite de soja
- Duas colheres de sopa de gérmen de trigo (cereal)
- Um copo e meio de água mineral.
Misture primeiro os sólidos e acrescente a água. Deixe descansar por 5 minutos e aplique na área a ser esfoliada fazendo movimentos circulares por cerca de 15 minutos.Essa esfoliação também pode ser feita pelas mulheres se assim preferirem.
Estresse: o seu maior inimigo
Os excessos no trabalho criam uma situação de defesa adaptando fisiologicamente a pessoa para a luta do dia a dia. Mas quem é o seu maior inimigo? Você mesmo. Não há com quem lutar e seu corpo vai experimentar essa sensação, chamada de estresse, por horas, todos os dias. Mas se o trabalho não vai diminuir, então é preciso descobrir algumas maneiras para reduzir as doses extras de estresse e toda tensão gerada por este inimigo invisível. Essas maneiras são mais simples do que se imagina:
Manter um estilo de vida saudável está no topo desta lista. Uma atividade física regular, por exemplo, ajuda a liberar a tensão e de quebra, joga doses de endorfina no organismo que dão uma sensação de prazer. Atividades de relaxamento também têm papel importante nisso, como a prática da meditação, da yoga ou do tai chi chuan.
De acordo com pesquisas feitas pelo cardiologista americano Herbet Benson, fundador do Instituto Mente/Corpo da Universidade de Harvard (EUA), este tipo de prática fortalece o sistema imunológico. Técnicas de visualização - que podem ser feitas em casa ou no ambiente de trabalho - também disciplinam a mente e evitam os efeitos danosos do estresse. E, certamente, ter tempo reservado na agenda para o lazer, a família e os amigos. Rir, viajar, brincar com os filhos, namorar, bater papo com os amigos são excelentes antídotos para relaxar o corpo e a mente e nocautear as tensões provocadas pelo trabalho.

Com exceção de quem gosta de cozinhar, as pessoas que vivem sozinhas costumam se alimentar em horários pouco regulares, além de consumir produtos industrializados em maior quantidade de calorias e gorduras, não aconselhável.De acordo com a nutricionista Elizabeth Farias Maia, essas pessoas precisam ter um cuidado redobrado com problemas como a obesidade e o alto colesterol.
Uma boa dica, segundo ela, é diminuir a ingestão de alimentos ricos em gorduras animais encontradas em carnes vermelhas, queijos amarelos e produtos embutidos como o salame. As frituras também devem ser evitadas, assim como o alto índice de ingestão alcoólica.
Outra dica importante é fazer um bom café da manhã: o desjejum deve ser farto e variado, e conter muitos laticínios e cereais. Para o almoço, a nutricionista recomenda os grelhados e a comida japonesa (como o sushi). "Se a pessoa optar melo macarrão, deve escolher molhos pouco gordos, como o de tomate". À noite, a refeição deve ser leve, como um sanduíche natural ou uma sopa.
Dados cedidos pela Dra. Elizabeth Farias Maia – nutricionista e dermatologista.
Priscila Maia