quinta-feira, 29 de maio de 2008

A eternidade do fim


O casamento deixou de ser sinônimo de eternidade há muito tempo. Isso nós estamos carecas de saber. Os motivos são infinitos. Talvez você se cansaria de tanto rolar a barrinha para baixo. Vamos nos centrar em apenas uma questão: Casamento ideal, para os dias atuais.

Ideal no dicionário significa algo em que há toda a perfeição. Será que é possível haver uma união de duas pessoas tão diferentes, de forma ideal? Ou será só mais um ideal da imaginação?

Segundo a psicóloga Rosely Sayão, em entrevista ao site do UOL no Momento Família do dia 10/05/2008, não há relacionamento perfeito. "Hoje existe um peso da sociedade que faz a gente ter a seguinte pretensão: no meu casamento eu preciso ter realização amorosa, econômica, familiar e sexual. E a minha vida sexual não pode ter percalços, tenho de ter prazer e satisfação sempre. Isso não é humano. Os casais sempre vão enfrentar dificuldades, hora um, hora outro."

O sexo realmente tem um grande peso no casamento. Tanto dentro como fora, seja homem seja mulher, satisfação sexual continua a ser sinônimo de um dia melhor, de um relacionamento duradouro. O exemplo disto é o casal formado por seu Manuel e dona Maria Ferreira. Casados há mais de 55 anos, eles foram ao programa Hoje em Dia da Rede Record fazer um testemunho de casamento perfeito. Não foi bem o que presenciamos. No vídeo abaixo é possível perceber que o sexo traz felicidade para o casal e desgraça para os mesmos.


Claro que não podemos deixar de felicitar o casal que mesmo após essa história continuam juntos. Porém é fato: tanto o homem como a mulher têm necessidades emocionais específicas, e quase sempre, é o homem que simplesmente "não consegue." Para a mulher, o mais importante é ser amada. Sentir que é a pessoa mais importante na vida do marido. Não significa que todos os homens traem suas mulheres.

Segundo uma pesquisa britânica 17% das pessoas se arrependem do casamento. Muitas se casam sem amor e sentem falta da vida de solteiro. (Veja pesquisa completa aqui)

Para finalizar, deixo uma questão de possível debate: Do que é formado um casamento ideal? Não citei pontos como filhos, sogras e dinheiro porque me estenderia demais. Porém fique a vontade para colocar sua opinião.

“Um casamento feliz se constrói com muito amor, carinho e compreensão. Que estes sentimentos estejam sempre presentes na vida do casal." (Autor desconhecido)

8 comentários:

Ana Lívia Mendes disse...

Não é porque é meu amigo, mas escreve muito bem. E eu me sinto honrada de ter sido fonte de inspiração para o tema da matéria, mas fique sabendo que eu vou casar sim!rs. Não adianta querer mexer com a cabeça do Lucas.rs.
Adorei o texto. O vídeo é hilário e a foto perfeita. Parabéns. Beijo.

Priscila disse...

Allan, adorei o seu texto, você escreve muito bem.
O tema também é muito interessante,
nos ajuda muito em determinadas horas.
Os links estão ótimos e o vídeo é engraçadíssimo.
Parabéns..
Beijos..

Alessandra Mara disse...

Tá aí o melhor texto do blog! rsrsr, ficou muito e espontâneo. links e fotos que tem tudo a ver e o mais legal, sua opinião de uma forma simples no fim da matéria levantando questionamentos ficou joia! PARABÉNS!

Adriana disse...

Hahaha... Adorei o texto... Achei que você fosse terminar o texto com algo contra o casamento, mas você realmente está de parabéns, por não deixar suas opiniões influenciarem muito na construção da matéria. Não consegui ver o vídeo ainda (pq no meu trabalho não roda), mas ainda terei oportunidade. Só mais uma observação: Apenas 17% das pessoas se arrependem do casamento, viu! Se há tão poucos arrependidos, isso quer dizer que não é tão ruim... Pode casar Ana!...
Muito Bom, parabéns!

Ivana Souza disse...

Seu tema é ótimo e foi muito bem escolhido de sua parte. Na verdade esse assunto é bem discutido entre as rodas de amigos. PARABÉNS!!!
Quanto ao "casamento perfeito" na realidade isso não existe. As pessoas se casam por amor, mas confundi o relacionamento com posse, propriedade,prisão. Ninguém é dono de ninguém somos livres e temos escolhas a serem respeitadas. Para ter um casamento ideal tem que existir o igrediente fundamental, "RESPEITO, MUITO DIálogo e compreensão" só assim para ter um casamento duradouro e feliz. Lembrando que nem tudo é flores é importante que as dificuldades aconteçam, pois só assim adquirimos experiência e sabedoria a dois.
Um grande abraço...
Iva Souza

Nathália Fernandes disse...

Muito bom seu tema. Realmente é um dos assuntos mais abordados neste século. A busca pelo casamento perfeito se tornou banal. Quanta ilusão pensar que existe esse tipo de coisa. Adorei a foto da noiva arrastando o marido pela corrente, rs. A escrita também, ao meu ver, está ótima também. Parabéns! :*

Allan Jones disse...

Eu agradeço aos comentários, críticas e opiniões. Confesso que não é um tema fácil pra mim, pois não sou casado. Mas fiz uma pesquisa baseado no que encontrei de melhor sobre o assunto.
Espero fazer melhor nos próximos capítulos. Agradeço de coração.
Abraço a todos vcs.

Raquel disse...

Allan,
Excelente pauta: tema pertinente e atual que você soube tratar de forma leve e bem humorada. O texto está muito bem escrito e os links correspondem às expectativas de quem está lendo. O vídeo é perfeito. Muito boa sacada mesmo. Parabéns!
Quanto às exigências do exercício, faltou acrescentar um terceiro link ao texto e sua assinatura rementendo ao seu e-mail. Além disso, faltou um entrevistado(Não estou considerando a entrevista no vídeo porque não é sua). Seu texto ficaria ainda mais rico se tivesse acrescentando um outro depoimento sobre o assunto.
E uma pequena observação quanto à fidelidade das informações: durante a entrevista, o casal comenta que vai completar 54 anos de casado em poucos dias. No texto, você diz que eles já são casados há mais de 55 anos. Lembre de sempre checar os dados e informações ok? Nota 2,5