sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Internet,use com saúde

Por Guilherme de Souza

Crianças, jovens e idosos em todas as partes do mundo estão descobrindo o mundo virtual. A internet tem inúmeras “faces” lados que um simples usuário navega sem o menor problema, abre e-mails, usa chats de bate papo, faz pesquisas e trabalhos.
Porem são esses simples usuários que os famosos hackers estão à espreita, mandando mensagens que enganam falando assim: clique aqui, Clique ali e você ganhará um carro, uma casa ou um celular.

O que se deve fazer é desmistificar o mundo virtual, já que varias pessoas tem medo, temem comprar algo e ter seus dados roubados, terem seus cartões clonados, ou terem suas vidas expostas ao resto do mundo, isso pode sim acontecer, mas com programas adequados e treinamento esse simples usuários terão toda a estrutura e preparo para usufruir adequadamente do cyberspace.

Inúmeros programas buscam defender essas pessoas, para elas foram criadas barreias antipopup, antivírus e outras coisas que identificam sites fantasmas. O mais importante é que a internet veio para ajudar, pois antigamente pessoas de todas as idades tinham que sair de suas casas e freqüentar bibliotecas para fazer pesquisas, estudar fazer amizades ou comprar algo.

Hoje em dia você pode sentar na frente de seu PC entrar em algum site de busca e em poucos segundos terá em sua tela as informações necessárias sobre o assunto desejado, pode também fazer downloads de livros inteiros sem precisar levantar da cadeira, entrar em alguns site de relacionamento conhecer pessoas, fazer contatos com outras nações e em alguns casos raros se apaixonar.

A internet abriu caminhos, mundos, lugares que outrora eram impossíveis a pessoas de baixos recursos financeiros, hoje com a expansão das lans a rede chega a lugares humildes, e isso que é a parte saudável deste vasto mundo, unir povos e aproximar vidas, diminuir abismos e a violência. Mas como foi dito na matéria que escrevi, pais tomem cuidado, ensinem seus filhos sobres esses lados bons comentados neste artigo, pois deste modo nossas crianças crescerão com a consciência de que a internet serve para pesquise e diversão e não para coisas ruins.

Referencia

10 comentários:

Paulo Vasconcelos disse...

É isso aí gulherme, a internet está aí e não tem como abrir mão dela. Cabe aos usuários utilizá-la com responsabilidade e orientar seus filhos a fazerem o mesmo. Valeu!

Rafael Lang disse...

até o nosso trbalho é via internet....

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

temos q ter consciencia de como usa-la...

e ensinar aos mais novos....

senão fizermos isso...
o futuro da internet e das crianças só deus sabe como vai ser.......

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

muito bom o texto....

abração

Anônimo disse...

Muito bom o artigo Guilherme, está claro e mostra a sua opinião, também está dentro do assunto da matéria. Parabéns...

Anônimo disse...

Parabéns Gulilherme!!
Muito bom seu artigo!
Abraço!

Ana Paula Bessa disse...

Olá Guilherme, tdo bem?

Bom artigo. Mas o segundo parágrafo contém uma frase de sete linhas. É muito grande esta frase, ela poderia ser facilmente reduzida não repetindo os exemplos e verbos nesta mesma frase. O parágrafo ficaria mais informativo se você acrescentasse o link da sua matéria e também de algum outro site que tenha pesquisas sobre o atual acesso à internet.

No terceiro parágrafo há a subjetividade que, sabemos, não cativa a credibilidade do leitor. "Inúmeros programas". Quais são esses programas? "e outras coisas que idetificam sites fantasmas". Quais são essas coisas? E será que elas se chamam coisas? Não seria programas, softwares?

Você conversar bastante com o leitor, essa é uma característica boa de blog. Mas lembre-se, você está sendo articulista de um Blog de Jornalismo, esta conversa deve ser ponderada.


"A internet abriu caminhos, mundos, lugares que outrora eram impossíveis a pessoas de baixos recursos financeiros". Bem se você está escrevendo eum veículo onde pessoas de baixa renda podem ter acesso ao seu texto, é fato 'outrora' é uma palavra pouco conhecida e não utilizada no vocabulário deles. Assim como outras palabras utilizadas no seu texto como "antipopup" e tudo mais. Uma linguagem mais simples e talvez com uma pitada de minimalismo seria uma boa.

Mas do resto está tudo bom.

Atenciosamente,

Ana Paula

Daniele Carvalho disse...

Oi Gui...

Bacana seu texto... É um tema atual, que vc soube tratar tanto na matéria, quanto no blog.
Vc deu sua opinião e sua sugestão para "resolver" o problema.

Parabéns...
Bjks**

Keroley Monteiro disse...

Oi Guillherme

Seu artigo ficou muito bom. Os links funcionam. Vc soube colocar muito bem a sua opinião. Fiquei um tanto perdida no 2º paragrafo, pela falta de pontos, mas tudo bem.
Parabéns ficou muito legal.

bjos

Débora disse...

Oi Guilherme!
Seu texto está muito bom! Os links estão funcionando e está escrito de maneira bem simples, linguagem clara e objetiva, não tah cansativo pra ler, rs
Também mostra bastante sua opinião o que é ótimo para o artigo :)

Anônimo disse...

Objetivo e opinativo!

Parabéns!

=D

Raquel disse...

Guilherme,

Seu texto mostra algumas das perspectivas que o acesso à Internet oferece e os problemas que surgem diante dessas novas perscpectivas, assim como apresenta algumas recomendações para tentar evitar esses problemas.

Sua matéria, no entanto, falava da rotina das crianças atuais que já não brincam na rua ou de boneco, mas conhecem um computador como ninguém. Falava dos prazeres dos adolescentes aos participar de jogos em rede e das possibilidades desses hábitos se transformarem em vício. Já seu artigo, voltou-se totalmente para adultos que navegam na rede e apesar de tratar dos cuidados que se deve ter para garantir uma "navegação segura", o texto tem muito pouca conexão com o primeiro.

Além disso, o texto apresenta muitos problemas de acentuação, pontuação, palavras repetidas e termos incorretos, assim como usa muitos termos vagos como "coisas", "vários", "inúmeros". Para que os argumentos apresentados no seu texto ganhem força e credibilidade você precisa apresentar o máximo possível de dados precisos e completos, ok?

O que significa usar a Internet com saúde? De que tipo de saúde você está falando? Os hackers não são os vândalos da Internet e sim, os crackers. O termo hacker era utilizado de forma incorreta para designar os responsáveis pela quebra ilegal de sistemas de segurança, mas já faz muito tempo que se estabeleceu que o termo designa que contribui para melhorar sistemas e não o contrário.O termo ciberespaço deve ser grafado em português.

No final do texto você diz "mas como foi dito na matéria que escrevi". Pense que muitos dos seus leitores podem não saber que você escreveu uma matéria sobre o mesmo tema antes e esse tipo de frase acaba ficando, portanto, totalmente vazia. A não ser que você tivesse acrescentando o link para sua matéria de referência justamente nessa frase.

Quanto aos links, o primeiro está correto. O segundo, no entanto, poderia ter levado para um site de relacionamento mesmo. E o terceiro me pareceu um pouco sem sentido para o contexto em que foi incluído. O link da matéria de referência deveria ter sido incorporado no corpo do texto, explorando o conteúdo do mesmo. Nota 4.