sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Intercambio, porquê náo faze-lo?

Por: Rafael Lang

Um intercâmbio cultural vai além de uma chance de se aprender uma nova língua ou costumes. É a expectativa de conhecer muitas novas culturas por vezes completamente diferentes das nossas, de experimentar novas possibilidades de relacionamento, descobrir novos talentos e potenciais em nós mesmos enquanto vivemos em um país estrangeiro. Há intercâmbios para estudantes de vários níveis escolares (para alunos dos ensinos fundamental e médio, universitários e pós-graduandos), embora os mais comuns sejam aqueles direcionados aos alunos de 15 a 19 anos de idade que cursam o ensino médio, e a duração varia de acordo com o tipo de estudo que se quer estudar no exterior.

Cursos intensivos de línguas podem ser feitos em até uma semana. Mas o intercâmbio pode durar até um ano se for freqüentar o último ano do ensino médio em escolas de ensino regular no exterior (com validação do ano cursado pelo MEC). Nesse último caso, o jovem fica hospedado em residência de família. Para os mais velhos, como universitários e pós-graduandos, os programas podem oferecer hospedagem em um campus universitário, repúblicas e fraternidades universitárias. Há também programas de estudo de línguas, mas eles são mais raros em intercâmbios culturais, esse tipo de programa é geralmente oferecido por escolas de idiomas e agências de turismo.

A vantagens que se podem contar são inumeras. Tantas que fica difícil até coloca-las por ordem de importância. Algumas que se podem falar são estudar uma língua estrangeira, desenvolver hábitos de convivência (muita gente deixa de ser tímida, igual a mim!) e aprender a entender culturas e valores diferentes e a conviver com outros povos (e isso não tem preço).

Em uma série de fatores. Procure responder às seguintes perguntas: Estou realmente disposto a ficar de quase um ano ou mais em um país desconhecido, conviver com pessoas novas e entender que quem está fora de casa e, portanto, tem a obrigação de adaptar-se, sou eu? Quais as minhas expectativas sobre viver no exterior? Já estou consciente de que, além das grandes novidades, também terei uma vida "normal", sendo obrigado a ir à escola, fazer provas e contribuir com a família que vai me receber? Sinto-me com independência suficiente para assumir toda responsabilidade enquanto estiver longe de minha casa e viver com uma família hospedeira (muitas vezes voluntária)? Se as suas respostas às perguntas acima foi "sim", você já deveria estar correndo atrás sobre a possibilidade de ingressar num programa de intercâmbio.

Mas antes de sair se perguntando se fazer intercâmbio é caro, lembre-se: "Caro" é uma palavra bastante relativa. Se a gente levar em conta as riquezas culturais que uma experiência como essa nos faz, o investimento inicial é sempre pequeno. De qualquer forma, há programas para todas as situações financeiras. Além disso, os valores e condições de pagamento são sempre negociáveis e pode haver várias propostas muito vantajosas para o candidato. É só uma questão de procurar e negociar.

Matéria de refêrencia

12 comentários:

Rafael Lang disse...

Pessoinhas quéridas do meu coraçãozinho...

me desculpem se o artigo ficou grande, chato de ler, ou qualquer outro importúnio...

EU TÔ PRA FICAR LOUCO AQUI...

Já tive que reescrever o artigo, pq eu na minha grande pressa (se é assim que se possa chamar...) postei errado...

e como todos vocês ( ou parte) está tendo que fazer os trabalhos do Alessandro (que até hoje eu nao sei o qq as gurias ficam babando na aula dele...) e o do Kennedy ( que tá me deixando mais louco ainda... pq tá froids de achar as coisas pra fazer o bendito 'power point', então não estranhem o texto mal escrito (feito nas coxas e na pressa...) pq eu tô tendo mais um quilhão de coisas pra fazer aqui...

OK...

Obrigado pela compreensão...

ou não né...

então, BEIJOS ME LIGA!!!

Anônimo disse...

TIRANDO O BJO ME LIGA TÁ TUDO LINDO,VIU!!!!


AFFF

RSRR

PEGOU GERAL ISSO!!!UHUHUHU

OU, AMEI OS LIKS, CAÍRAM BEM NO CONTEXTO DO SEU ARTIGO. TUDO QUE O LEITOR PRECISAVA SABER UM POUCO MAIS FOI ACRESCENTADO NO LINK.

LEGAL!

:]

Daniele Carvalho disse...

Oi Rafael...

Não sei se o computador aqui da faculdade está com problema, mas não está aparecendo seu título. A única coisa que aparece é o "por Rafael..." Dá uma olhadinha aí, talvez dê para editar...

Como vc mesmo falou, realmente, percebe-se que escreveu "nas coxas", mas vc conseguiu passar a opinião que tem sobre o assunto. Isso é que importa...

Lembro que a professora havia dito que a matéria de referência tem que ser inserida em alguma palavra do texto, como link.

Mas se preferiu colocar no "pé" do artigo, podia, pelo menos, ter criado uma frase sobre o assunto, ou, simplesmente, o título do seu primeiro post. Tipo:
Saiba mais:
A nova velha mania...

É isso...
até mais...

Anônimo disse...

tranquilo rafael!! te compreendo!
e gostei muito do seu texto!
abraço!

Keroley Monteiro disse...

Oi Rafa

Seu texto ficou muito legal. Acho que vc poderia ter exposto mais a sua opiniao no artigo, e vc tambem colocou muitas perguntas e uma atras da outra. Mas, no mais ta tudo beleza total. Parabens pelo texto.

Beijos

Rafael Lang disse...

a primeira palavra do post eh o link pra materia....
mas como tem gente q nunca abre la esta a de referencia pra saberem de onde eh.....

o titulo foi erro meu mesmo nao ter colocado, como disse antes eu estava na rua postando da web do celular, e fazendo quinhentas coisas (levar minha mae no mercado, ir pagar contas, abastecer o carro, levar minha mae no medico, etc...) ao mesmo tempo.....

por isso fiz um comentario pedindo a compreensao de todos.....

entendeu agora o pq do `nas coxas`...
nao eh pq foi mal feito ou escrito de ma vontade....

e esse teclado aqui da euro esta td desconfigurado e nao tem acentuacao nenhuma.......

Anônimo disse...

Concordo contigo Rafael, quando você cita o leque de vantagens em fazer um intercâmbio, com certeza o jovem que tem essa oportunidade, vai acrescentar muita experiência e conhecimento em sua vida. Mas esse ideal está longe da realidade da maioria dos estudantes brasileiros...

Bom artigo, gostei dos links, Parabéns!!!

Ana Paula Bessa disse...

Oi Rafa!!! Tudo bem?

O seu texto ficou bem despojado, mas não segue um tom de artigo jornalístico. Você precisava ter exposto mais a sua opinião. Ter citado países que fazem algum tipo de intercambio diferenciado e algo mais.

Muitas perguntas, uma atrás da outra. Conversa com o leitor muito frequente, mas que deve ser ponderada.

That's all!!

Bjo me liga!

Débora disse...

Oi Rafael!

Mesmo na correria o texto tem uma linguagem clara e objetiva. Eu gostei dos links, só não consegui abrir o do seu nome.
:)

Paulo Vasconcelos disse...

Todo tipo de experiência é louvável.Imagine o que é acrescentado a um jovem que faz um intercâmbio; muuuito!

Guilherme de Souza disse...

Cara seu texto me da vontade de sair deste mundinho... fazer um intercambio e ganhar mais conhecimento. seus links estao de acordo com o texto

flws

Raquel disse...

Rafael,

Nada para comentar. Infelizmente. Todo o seu texto pode ser encontrado em http://www.mundovestibular.com.br/articles/502/1/INTERCAMBIO-CULTURAL-NO-EXTERIOR/Paacutegina1.html.

Nota 0.