quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A velha nova mania de viajar de Intercâmbio

Por Rafael Lang



Estudar fora do país é uma vontade que tem “perseguido” os estudantes hoje em dia, além de ser um passo importante para o aprendizado de idiomas e para a independência dos jovens. Para os especialistas nessas viagens, o intercâmbio é mais que uma viagem. É a oportunidade de o jovem lidar com novas experiências e conflitos sem a proteção dos pais e amadurecer a partir daí. Segundo a Associação Brasileira de Viagens, o interesse pela expêriência fora do Brasil aumentou em 30%.

A aluna do 2º ano do segundo grau Thaísa Almeida, que viajou semestre passado para a Nova Zelândia, por seis meses, disse que a expêriencia vivida por ela lá, foi maravilhosa, diz que fez muitos amigos na escola que cursou e adorou a parte dos esportes radicais que o país oferece como Bungge Jump e o Jet Boat, além de assistir os jogos de Rugby, que ela diz que é "como se fosse futebol deles".

Quem acha que intercâmbio é apenas para adolescentes, e nos Estados Unidos, pode ter uma surpresa. Hoje, programas oferecem opções para todos os gostos e idades. Países da Ásia e África, que antes eram destinos improváveis, agora são procurados por jovens e adultos, além destes estão Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. E muitos dos vendedores deste tipo de viagens dizem que na volta do intercâmbio, as chances no mercado de trabalho podem ser melhores.


Em entrevista com Diasy Barbosa, assessora de imprensa da Embaixada da Nova Zelândia em Brasília, ela informou que este tipo de visto é solicitado praticamente o tempo todo, mas esses são mais nos períodos de pico, e que o aluno brasileiro não verá muita dificuldade no sistema escolar do país, já qua o sistema escolar deles é muito parecido com o nosso. Ainda diz que “Como o início do ano acadêmico na Nova Zelândia é o mesmo que o nosso, então os vistos de estudantes tendem a ser mais solicitados mais no final de cada semestre, julho e final de novembro até janeiro e muitos dos alunos solicitam o visto para estudar inglês". Quando perguntada quantos estudantes então no país, Daisy disse que, não se sabe exatamente, pois existem várias escolas e pacotes para estudantes onde eles podem até começar em uma cidade e parar em outro. A ilha norte é a mais povoada - praticamente 3/4 da população encontra-se lá sendo Auckland a cidade com maior número de pessoas, inclusive estrangeiros.

O preço de uma viagem pode variar de acordo com o país selecionado, com o tempo de duração e com o tipo de curso que o estudante pretende realizar, é possível até mesmo conseguir uma verba extra com atividades remuneradas. Algumas empresas de intercâmbio oferecem para seus intercâmbistas essa Opção, a de estudar e trabalhar no país desejado, como o curso “Work & Study” oferecido pela empresa World Study, que oferece cinco países para os alunos poderem escolher o que mais lhe agradar.

17 comentários:

Ana Paula Bessa disse...

Oi Rafa! Tudo bem, sumido?

A pauta é boa, só acho que você se perdeu no meio dela. Os parágrafos estão muito confusos e longos. O segundo parágrafo não tem ponto. É uma frase de oito linhas, cheio de vírgulas e frases desconectas.

"A aluna do 2º ano do segundo grau", ficou muito feio. Segundo ano deve estar por extenso e segundo grau agora é nível médio, ok?!

Acho que assessor de imprensa não é fonte. Ele é apenas um meio para você conseguir falar com uma fonte oficial.

Ok?!?!

Muito esperto você hein?!!? Falou do que você mais quer pra sua vida né?!... =D

Bjos.

Sérgio Caco disse...

Fiquei com vontade de fazer intercâmbio. A matéria ficou boa e bem informativa. Os links funcionam e estão de acordo com o assunto. Evite fazer muito uso do Wikipedia, não é uma fonte de informação confiável.

Valeu. Parabéns.

Anônimo disse...

Muito boa a matéria Rafael!!
Acho q o intercambio e muito importanete para o amadurecimento do jovem!!seria muito bom se todos pudessem ter essa oportunidade!!
abraço!

Andrea Zanetti disse...

Oi Rafa!

Gostei da sua pauta, o tema é muito interessante. Achei que alguns parágrafos ficaram um pouco confusos, principalmente pela pontuação.

As fotos estão bem combinadas com seu texto.

Beijo

Anônimo disse...

olá rafael
Achei muito interesante sua matériapor causa da importância do intercâmbio para os estudante brasileiros pelas vantagens e principalmente pela expariência que se adquire,uma pena que a nossa cultura ainda esta muito atrasada em relação ao Estados Unidos e europa.sua matéria esta perfeita
parabems.....

Anônimo disse...

oi Tachiki
Você foi demais com sua pauta,Luciana nós temos todas as qinta feiras um exemplo perfeito do que vc explica em sua matéria a nossa professôra Raquel Sacheto.
Ela dar aula na Unieuro em duas turmas pela e a noite,tambem na UNB,trabalha em uma emprêsa do GDF e ainda cumpre com suas tarefas do lar,como todas as super mulheres casadas, e isto em um só dia, um dia nosso país terá um bom salario e isto vai acabar
sua pauta esta muito boa...
Parabens.

Luana Tachiki disse...

E esse bichinho que despertou a vontade, picou o Lang!!!!huahuahauhauhauh

Rafa! Vc, um fotógrafo nato! Esqueceu do CRÉDITO, ORAS...
Aonde vc estava na aula de ontem?Rs.

...

Matéria inspiradora pra quem quer sair da "saia justa" dos pais e ir crescer bem longe!!!
Muito bommm!
Um dia eu largo o conforto que me cerca e embarco nessa empreitada.
Destino... Nova Zelândia? Não, essa é do Lang.

INTERESSANTE...

Very, very good!!!

Anônimo disse...

Ei Lua...
na verdade não esqueci os creditos não....
é q deu preguiça de abrir a lerdeza do photoshop....
dá nada não....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......

mas aí quando quiser ir pra nova zelândia pode ir....
não tem problema se esse é o meu destino não....
MINHA casa vai estar sempre aberta pra vc e para os outros AMIGOS de verdade...

Beeeeeejos

Íris disse...

EU TAMBÉM QUERO IRRRRRR!!!
TÔ DOIDA PRA ZARPAR DAKI, MASSSS TENHO UMA FILHA PEQUENA QUE PRECISA DE MIM AKI...(TÁ VENDO QUEM MANDOU FICAR DE SAFADEZA...HEHEHE).
LANG BELEZA DE PAUTA, GOSTEI!
PARABÉNS
BEIJOS

Daniele Carvalho disse...

Oi Rafael...

Achei bacana suas fotos. Simples, mas ao mesmo tempo, essenciais para sua matéria.

Em seu primeiro parágrafo, quando cita que o interesse por intercâmbios aumentou 30%, faltou dizer quando: no último ano, mês... anos...

Bem interessante o assunto escolhido...

Abraços*

Guilherme de Souza disse...

Muitooooo bom acara, tua materia da vontade de viajar...hehehhe. na minha opniao o texto ta bom.links eclarecedores e tals.....flws

Gustavo Frasão disse...

Bacana o texto. E a pauta de interesse para a maioria das pessoas. Inicialmente achei que essas fotos foram pegas da Internet, mas depois deduzi que foi você mesmo quem as tirou. O texto tá bacana, mas muito longo. Acho que uns pontos dariam mais 'fluência' a ele. Mas velho, mandou bem! Quando vc senta para fazer um trabalho bem feito, vai longe...

É isso, cara.

jefferson augusto disse...

fAla brother, achei bacana o assunto que vc abordou.Acho que conta muito para o currículo de um aluno fazer um intercambio.Só achei que o parágrafo meio que longo, mais o resto mandou bem.
PARABÉNS!!!

Débora disse...

Oi Rafael!
Bom... depois do que todo mundo já falou nem sei mais o que dizer, rs! Concordo com a Cristiane sobre a matéria. A única coisa que não consegui abrir foi o endereço eletrônico. Mas não sei se o problema é o meu computador ou se não está abrindo mesmo.

Rafael Lang disse...

Hey gustavo....
valeu....
as fotos foram feitas por mim mesmo!!!!
a da bandeira na embaixada da nova zelandia que é perto da minha casa... e a do passaporte eu catei o da minha vó mesmo e tirei a foto!!!
da até pra ver a almofada cama dela no fundo!!!
hahahahahahahahahahahahahahah.....

abração a todos.....

Anônimo disse...

Gostei da sua pauta Rafael. Só achei alguns paragrafos longos e isso acaba deixando as idéias confusas.
Os links trazem informações relevantes e as fotos ótimas é claro...
Parabéns!!!

Raquel disse...

Rafael,
Sua pauta é muito interessante e pertinente, principalmente por abordar um assunto que se volta para o universo estudantil, no qual vocês estão inseridos. Também é atual porque as oportunidades desse tipo vem se ampliando cada vez mais. Parabéns!

Seu texto, no entanto, precisa de cuidados. A construção de alguns parágrafos ficou bastante confusa, com informações incompletas ou contraditórias e falta de pontuação adequada. No primeiro parágrafo, o aumento de 30% no interesse pela experiência do intercâmbio ocorreu em que período? Qual a sigla da Associação Brasileira de Agências (faltou incluir)de Viagens? No terceiro parágrafo, de que tipo de visto a entrevistada está falando? Tome cuidado com o excesso de vírgulas. Verifique sempre se elas não podem ser trocadas por um ponto. Eles tornam a frase mais curta, direta e objetiva, ok?

"A aluna do 2o. ano do segundo grau"? Ficaria bem melhor se dissesse apenas "a aluna do ensino médio...". Entrevista com a assessora de imprensa também não é muito recomendado, não é mesmo? Nesse caso, é mais correto usar algo como "segundo informações da assessoria de imprensa da embaixada da Nova Zelândia em Brasília, ...".

O link para seu e-mail não funcionou. Três dos links incluídos levam para páginas do Wikipedia, o que não é muito recomendado, uma vez que a credibilidade das informações pode muitas vezes ser questionada, ok? Sua matéria oferecia muitas outras alternativas mais ricas e interessantes do que as páginas do Wikipedia. Os outros links estão corretos e levam para páginas pertinentes e interessantes. Suas fotos estão boas, mas são muito genéricas. Uma delas poderia ser da sua personagem. Nota 5.