quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cardápio do bem-estar que leva há uma boa qualidade vida






Por Wanderval Santos

Veja quais alimentos indicados para ter uma boa disposição o dia todo


É claro que se existe uma receita da felicidade, ela não estaria apenas relacionada ao universo dos alimentos. Mas a ciência cada vez mais tem mostrado que uma alimentação saudável não só afasta o risco de doenças cardiovasculares, com também contribui com doses de disposição e bom humor, para uma vida saudável durante dia.
Enxergar os alimentos como aliado do bem estar pode ajudar a compreender, inclusive, o típico mau humor pela manha. Enquanto dormimos o sistema nervoso central consome glicose. Por isso, quando despertamos, é importante repor os açucares, comendo cereais, frutas e pães. Já no almoço, vale investir em peixes e frutos do mar. Alimentos ricos em selênio, zinco e magnésio, minerais relacionados à disposição física e boa memória.
A professora Renata Zandonadi do curso de Nutrição do UNIEURO diz: “Em função da demanda feminina no mercado de trabalho e a falta de tempo para a falta de refeições, houve uma alteração no padrão alimentar da população que cada vez mais busca por alimentação fora do lar. Frequentemente essa alimentação não é nutricionalmente adequada em função do excesso de sódio e de gorduras e pobre em fibras e de falta de variedade da alimentação que pode conduzir a deficiência de nutriente. A alimentação inadequada pode conduzir a diversos processos patológicos, tais como: Diabetes, obesidade, hipertensão, distúrbios gastrintestinais e também osteoporose e outras tantas que são influenciadas pela má alimentação”.
Ela lembra ainda que com a alimentação saudável rica em fibras, adequada em vitaminas, minerais, carboidratos (principalmente com baixo índice glicêmico), evitando excesso de gorduras “trans” e saturadas. Proteínas, fibras e água são necessárias para a prevenção de doenças, auxiliando no tratamento e consequentemente promovendo uma boa qualidade de vida.
Não podendo esquecer das verduras que são ótimos agentes contra a tristeza. Alem do ferro, folhas verdes escuras (rúcula, espinafre, brócolis), contem acido fólico, um ante depressivo natural. Segundo a aluna de jornalismo Cristiane Vieira 21 anos diz que o chocolate ajuda muito as mulheres na hora do mau humor.
Alem dos carboidratos, as proteínas, encontradas em carnes e ovos, devem estar presentes o bom e velho prato de arroz e feijão, já que proporciona uma boa quantidade dos nutrientes citados acima.
No cardápio do bem-estar, não podem faltar sementes, de abóbora, linhaça, nozes, castanhas e amêndoas que melhoram o humor, e ajudam os adeptos de um bom exercício físico. O professor de Educação Física do UNIEURO Daniel Tavares recomenda aos praticantes de exercícios físicos para não malhar em jejum, importante que duas horas antes de qualquer atividade, um lanche leve de preferência com sucos, frutas e cereais de fácil absorção, isso para evitar desconfortos gástricos durante a pratica de exercícios.
Para aqueles que precisam trabalhar durante a noite, a dica é ingerir alimentos protéicos, como carnes magras. Quem quiser ter uma boa noite de sono, a sugestão é comer pães integrais com moderação e tomar leite, ótimo para proporcionar aquela sensação de relaxamento.

13 comentários:

Rafael Lang disse...

muito legal a matéria....

eu nem sabia que selenio era bom pra memoria!!!!
auheauehauheauheauhe

mas ficou legal a materia!!
com links bons e funcionais e explicativos...

abraços....

Daniele Carvalho disse...

Oi Wanderval

Sua pauta é boa.
Faltou algum personagem na sua matéria. Os professores entrevistados são fontes. E, também, os parágrafos... que não foram separados por espaço, ficou tudo muito juntinho.

As explicações dadas na matérias são ótimas e, com certeza, tiram dúvidas de muitas pessoas que buscam uma alimentação saudável.

Abraços,
Sucesso**

Keroley Monteiro disse...

Oi Wanderval

O tema é muito legal. A matéria está mais informativa do que comportamental. Os paragráfos deveriam ser separados por espaço, as fotos não estam alinhadas, mas tudo bem. Todos os links funcionam e o conteúdo da matéria ficou muito legal, gostei muito das fontes.
Ah tem alguns erros de português (ah olha quem ta falando).
Abraços

Ana Paula Bessa disse...

Olá Wanderval.

Uma ótima pauta. Acho que você esqueceu de dar mais um enter entre os parágrafos.

Muitas palvras repetitdas. Unieuro em caixa alta é errado. Faltou mais fontes e personagem.

Um texto muito grande. E gastrointestinal está faltando palavra. "Ante depressivo" não existe e sim anti-depressivo.

Ok?!
Falow

Sérgio Caco disse...

Boa matéria Wnaderval, parece até que você combinou com o Jefferson em tratar assuntos correlatos.

Faltou separar mais os parágrafos. Alguns errinhos de grafia nas palavras, mas, quem não erra.

Os links funcionam e as fotos estão com pouca qualidade, parece que foi feita por celular.

Parabéns.

Anônimo disse...

Legal Sandoval!!
É sempre bom lembrar as pessoas da importancia de manter uma alimentação saudável!!
Nos dias de hoje esquecemos disso!!
bjinhu

Luana Tachiki disse...

Mais uma matéria factual no universo contemporâneooo.uhuhuhuhu
Eu tb sou vítima!!!!rs

Importantíssas dicas!

Parabéns pelo tema e proximidade dos fatos!!!

Íris disse...

É isso ai Wanderval
parabéns

Gostei o seu trabalho

Íris disse...

aguém avisa pra cris que não é SANDOVAL, é WANDERVAl, que rima com cara de PAUUUUU...
hehehe...

Guilherme de Souza disse...

E ai grande Van.... muito massa essa tua matéria... ensina o povo os alimentos que fazem bem a saúde.

E... falto um espaço entre os paragrafos mesmo... e algumas palavras estao escrito de modo errado... mais isso e normal

Abs

Gustavo Frasão disse...

Oi Wanderval, blz?

Gostei da sua pauta, é bem bacana. Senti falta de organização nos parágrafos, eles estão todos muito juntos. Os links funcionam corretamente e você abordou de maneira interessante o tema, em todo o texto. Percebi alguns erros e português que deveriam ter sido evitados e acho que você poderia ter colocado mais fontes, ou aproveitar as que usou e fazê-las exercer mais peso e influência no texto.

De resto, muito bom. Parabéns!

Débora disse...

Oi Wanderval!
Gostei muito da pauta. É bem interessante. Só não consegui abrir o link referente a "alimentação inadequada". Não sei se o problema é no meu computador ou não está abrindo mesmo.

Parabéns pela matéria!

Raquel disse...

Vanderval,
Você escolheu um tema pertinente, atual e interessante para a sua matéria. Também atendeu todas as exigências do exercício e, por isso, está de parabéns!

Seu texto apresenta, no entanto, muitos erros de acentuação, pontuação e grafia das palavras. Por isso, recomendo que você continue exercitando para melhorar essas deficiências, ok?

Esses erros comprometem a qualidade do seu texto, a começar pelo título onde o verbo "haver" é usado de forma indevida.

Outra observação importante é que sua matéria explora pouco a questão do comportamento em si. Ela apresenta dicas valiosas sobre uma boa alimentação, mas fala muito pouco dos hábitos alimentares em si. Nesse caso, um ou dois personagens que conduzissem a história resolveriam o problema.

Suas fotos ilustram bem a matéria. Quanto aos links, o primeiro está correto. O segundo é fraco pois leva para uma página da wikipedia que pode ser pouco confiável. Já o terceiro apresenta uma receita de foundie como cardápio saudável?

Também faltou abrir espaço entre os parágrafos. Nota 5.