quarta-feira, 4 de junho de 2008

É um sentimento de dor

Por Ivana Souza

Falar de morte não é nada agradável, pois sempre lembraremos de alguém que se foi ou ate mesmo despertar o medo de morrer em breve. Mas pensando nisso, quando morremos, nosso espírito vai para onde? É uma pergunta que todos nos questionamos e não temos nenhuma resposta concreta, ate porquê, ninguém que morreu veio me falar para onde foi, e até acho melhor que seja assim.

Acredito que tratar desse assunto foi algo tão sensível e me fez refletir sobre vários aspectos os quais nos causam um sentimento de dor, dúvidas, e até mesmo, sentimentos de alegria. Temos noção que a lógica da vida é nascer, crescer, viver, e quando ficarmos velhos, falecer. È assim que deveria ser, e mesmo seguindo essa evolução da vida quando partimos, fica um vazio preenchido pela ausência de quem se foi.

Essa é a forma concreta da perda de alguém “a morte” mas existe inúmeras maneiras de morrer e sofrer estando vivinhos da silva. É por exemplo quando uma pessoa está passando por problemas mentais, ela se sente confusa, vive fantasiando um mundo que não existe, não tem condições de tomar suas própria decisões, fica sempre dependendo de alguém, e o que é pior, fica dependente de remédios. Na verdade é uma situação de extrema dor, estar excluído da sociedade, encontrar-se afastado da vida normal e passar por diversos tipos de preconceito. Vejo essa situação como uma perda das mais difíceis de aceitar, pois estar vivo em uma condição de morto.

Outra situação de extrema tortura é a perda de alguém que gozava de muita saúde e brutalmente interromperam sua vida de forma cruel por simples capricho de um homem, que não pensou na dor de ninguém e simplesmente colocou um fim na circunstância a qual o amargurava. Sabemos que essa pessoa não vai voltar mais, sua voz foi calada para sempre e seu sorriso apagado pela dor.

São duas situações bem diferentes: uma estar viva sem vida e outra estar falecida, mas viva dentro dos corações de cada um que participou da sua história. O importante é acreditar que para tudo na vida existe um porquê, a esperança é algo que não pode apagar de nossos corações, passamos por dificuldades na vida para amadurecimento e crescimento pessoal.

Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma Resposta:

Você diz: "Isso é impossível"
Deus diz: "Tudo é possível" (Lucas 18:27)
Você diz: "Eu já estou cansado"
Deus diz: "Eu te darei o repouso" (Mateus 11:28-30)
Você diz: "Ninguém me ama de verdade"
Deus diz: "Eu te amo" (João 3:16 & João 13:34)
Você diz: "Não tenho condições"
Deus diz: "Minha graça é suficiente" (II. Corintos 12:9)
Você diz: "Não vejo saída"
Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Provérbios 3:5-6)
Você diz: "Eu não posso fazer"
Deus diz: "Você pode fazer tudo" (Filipenses 4:13)
Você diz: "Estou angustiado"
Deus diz: "Eu te livrarei da angustia" (Salmos 90:15)
Você diz: "Não vale a pena"
Deus diz: "Tudo vale a pena" (Romanos 8:28)
Você diz: "Eu não mereço perdão"
Deus diz: "Eu te perdôo" (I Epistola de São João 1:9 & Romanos 8:1)
Você diz: "Não vou conseguir"
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades" (Filipenses 4:19)
Você diz: "Estou com medo"
Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo" (II. Timóteo 1:7)
Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado"
Deus diz: "Confiai-me todas as suas preocupações" (I Pedro 5:7)
Você diz: "Eu não tenho talento suficiente"
Deus diz: "Eu te dou sabedoria" (I Corintos 1:30)
Você diz: "Não tenho fé"
Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé" (Romanos 12:3)
Você diz: "Eu me sinto só e desamparado"Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei" (Hebreus 13:5)

9 comentários:

Alessandra Mara disse...

Nossa Ivana seu texto me deixou mesmo muito pensativa sobre o que realmente somos, para que estamos aqui e como devemos valorizar as pessoas...Você atingiu o ponto certo de um artigo instigando e fazendo com que o leitor pense a respeito, PARABÊNS FICOU MUITO BOM!

Allan Jones disse...

"A morte nos ensina a transitoriedade de todas as coisas". (Leo Buscaglia)
Gostei do texto Ivana. Só não me sinto muito a vontade para comentar sobre este assunto porque não sei lidar com a tristeza. Acredito que para milhares de lágrimas derramadas, um sorriso basta para curar. A tristeza morre no exato momento em que a felicidade nasce.
As brutalidades e inconsequências são atitudes muito humanas. Crer no melhor é crucial para viver bem.
O texto está muito bem escrito. Parabéns!

Abraço!

Nathália Fernandes disse...

Morte sempre é um assunto meio delicado de lhe dar. Mas gostei do seu texto. Tristezas são inevitáveis na vida de um ser humano. Só enfrentando-as para superarmos. Mudaria alguns links como: desse assunto para morte ou tristeza. Mas gostei de verdade. Parabéns!

Ana Lívia Mendes disse...

Ivana, achei o texto muito bom, você conseguiu se expressar, mesmo que realmente ninguém saiba o que estar por trás da morte. Como dizem: "Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo!"... Beijo =*

Adriana disse...

Ivana, coincidência ou não, exatamente hoje completam três meses que perdi alguém muito especial. Por mais que alguém tente lhe falar qualquer coisa, nada muda o vazio que sentimos. Resta-nos, porém, agarrarmos ao que acreditamos para continuar seguindo. Como disse várias vezes: A única certeza que temos nessa vida, é a mais difícil de aceitar.
Tema difícil, pesado, triste, que muitas das vezes, se não soubermos como falar, torna-se macabro. Mas você conseguiu na simplicidade, talvez pelas suas experiências dos últimos meses, expressar o sentimento da perda.
Bom trabalho, amiga jornalista!

Anônimo disse...

A morte é encarada de diversas formas, dependendo da cultura(ocidental/oriental). E dentro da mesma cultura, caricaturando,desse nosso lado ocidental, como seria o mundo se ninguém morresse? Como seria a questão dos recursos naturais limitados, como viveriam(e sobreviveriam) as novas gerações - água, alimento, espaço, enfim. A morte é uma passagem, o difícil de entendermos/aceitarmos é a forma como ela se dá, eis o mistério do Criador. Bjs.

Adriana disse...

Eita, a inspiração baixou na casa da Ivana... Gostei dos comentários Almerindo. Porém, queria comentar apenas uma coisa que você citou: Quando você diz que uns têm que morrer para que outros sobrevivam, realmente é o natural, perfeita criação de Deus. No entanto, desde crianças, aprendemos que a ordem (ensinada pelo homem) seria: nascer, crescer, reproduzir, envelhecer e morrer. Por mais que saibamos que esta ordem não será necessariamente cumprida, sempre esperamos que as pessoas que amamos morram apenas quando estiverem bem velhinhas. Como a Ivana disse no artigo dela, é difícil aceitar que uma pessoa que goza de boa saúde vá embora de uma hora para outra. Talvez, o que mais machuca na morte é um sentimento chamado saudade.

Priscila disse...

Ivana, o seu texto está ótimo, muito bem escrito.
Parabéns!
Não comento muito sobre esse assunto pois não tenho muito a dizer.
Beijinos..

Raquel disse...

Ivana,
Seu artigo ficou surpreendente. Você trata de um assunto extremamente delicado de forma leve, suave e muito apropriada. Como a Adriana já disse, o tema foi tratado com uma sensibilidade singular. Parabéns!!
Você também escolheu links corretos e que se relacionam bem com o tema tratado. Enfim, atendeu a todas as exigências do exercício. Nota 3.