terça-feira, 3 de junho de 2008

Atualizar é a palavra chave

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido, cursos, estágios, estudos são artifícios utilizados para se estar cada vez mais qualificado para encarar essa demanda. No início o caminho certo pode depender da escolha pela profissão. Hoje é muito comum encontrarmos jovens que se arrependem da escolha, para isto existem testes feitos por psicólogos para ajudar os jovens a se decidirem, como o que foi mostrado na matéria passada, pois trabalhar naquilo que não se tem afinidades pode ser um dos fatores que levará o profissional a decadência.

Os jovens ainda sentem muitas dificuldades para conseguir um espaço no mercado de trabalho, mas qual seria o principal fator se ele ainda possui o conhecimento fresquinho na cabeça e muito mais aptidão física para o pique de uma rotina de trabalho? Ao perguntarmos isso para qualquer jovem, logo vem a resposta: “falta de credibilidade por parte do empregador”, eles acreditam que os jovens não possuem potencial sem a comprovação da experiência.

As
novas pesquisas sobre o mercado de trabalho apontam um crescimento das vagas ofertadas, mas ainda sim o número de vagas para os jovens é bem menor do que para quem possui mais de 25 anos. Algumas dicas para aperfeiçoar o currículo ou se sair bem numa entrevista de emprego ajudam, mas o que vai delimitar suas chances é conteúdo de seu currículo e neste caso não me refiro às dicas de como montá-lo, mas sim o que você terá para acrescentar.

Você com certeza já ouviu falar que o inglês e a informática estão sendo requisitos básicos para uma vaga, é claro que sempre haverá exceção, mas sendo assim não podemos contar com elas, é preciso buscar o novo, algo que poderá tornar o seu currículo atrativo, a ponto de quando for lido em meio a tantos com “inglês básico” ou “informática: pacote Office” sintam-se interessados em saber mais sobre você. Quanto mais
informações que agreguem conhecimentos você puder colocar, mais chances você terá.

Lembre-se, busque sempre estar se aperfeiçoando, procure sempre se informar sobre os principais requisitos que estão sendo solicitados na área de seu interesse, mas não fique somente nos “principais” vá além do que se pede, seja o diferencial. Informe-se ao máximo que puder a respeito dos assuntos de sua área, isso vale principalmente para vocês
Jornalistas. Sempre existirão vagas por indicação, o que acaba restringindo ainda mais o mercado, sabendo disso devemos batalhar em dobro. Sacrifique-se hoje para que amanhã você seja recompensado.

7 comentários:

Allan Jones disse...

Muito bem Alessandra. O artigo ficou excelente. Está muito bem escrito.
Devo reconhecer que o que mais ajuda no meu currículo é o conhecimento avançado em computação. O que acaba sendo uma contradição na minha vida porque eu não sou fã desta área.
Mas adorei o texto, ficou muito bom.

Abraço!

Nathália Fernandes disse...

Bom texto. Só mudaria o link de novas pesquisas para mercado de trabalho. Mas mesmo assim está ótimo. Bem crítico. E como vc disse: Temos sempre que estar nos aperfeiçoando! Bjo :*

Ana Lívia Mendes disse...

Se sacrificar hoje para ser recompensado amanhã é tão difícil..rs. Alguém me ajuda..rs.
Muito bom texto Alê. Ótimas dicas. Texto simples, fácil leitura. Gostei muito. Parabéns... Beijo =*

Ivana Souza disse...

Alessandra,
Achei seu texto pertinente.
É uma pena que o mercado de trabalho seja disputado de forma indecorosa. A experiência na carteira profissional muitas vezes não quer dizer nada.A prática de indicação é desonesta e imoral.
A estrutura do seu texto me agradou e os links se acomodaram na base do texto.Parabéns...

Adriana disse...

Alê, adorei seu artigo, muito interessante. Os links, então, nem se fala. O último foi o melhor de todos. Vou ficar sempre de olho nesse site. As dicas também foram muito úteis.
Parabéns!

OBS: Depois que li o comentário da Ivana, fiquei até sem graça de comentar... Uau, que palavras heim! kkk...

Bjs à todos.

Raquel disse...

Alessandra,
Seu artigo ficou muito interessante. Você misturou novas informações que complementaram sua matéria anterior e incluiu algumas opiniões. Me pareceu que você ficou um pouco tímida para fazer um artigo totalmente opinativo. Se estiver errada, por favor, me diga. O texto também evoluiu visivelmente no que diz respeito à pontuação e clareza das idéias. Parabéns!!!
Quanto aos links, o primeiro levou direitinho para a sua matéria anterior. Mas ficaria melhor se você colocasse o título da matéria no local do link no lugar de "matéria passada", ok?
O segundo link ficou ótimo, assim como o quarto. Já o terceiro link não ficou claro para mim. Ele leva para uma página com informações sobre sites, quando esperava instruções sobre como agregar mais dados ao meu currículo. Fiquei com a impressão de que não era bem isso que você queria mostrar. Nota 2,8.

Priscila disse...

Alê, adorei seu artigo, muito interessante. Os links estão ótimos.
As dicas também foram muito úteis.
Parabéns e continue assim!
Beijinhos..